Ligando o Xbox 360 super slim - modelo "E" - com uma fonte ATX

Ligando o Xbox 360 super slim - modelo "E" - com uma fonte ATX
5

Para variar fui o sorteado da fonte queimada do Xbox, quando ela queimou eu consertei, troquei apenas o fusível e o varistor e funcionou muito bem.... por 3 dias e resolveu queimar de novo, mas desta vez foi junto a ponte retificadora. Com tudo isso resolvi simplesmente usar outra fonte, é aqui que entra a fonte ATX.

Antes de continuar vamos as informações importantes:
1 - A fonte era ORIGINAL, se a sua for paralela a possibilidade das cores dos fios serem diferentes é grande;
2 - A fonte era da versão "E" do Xbox 360 super slim, que é a versão que tem apenas um plug redondo, conforme foto abaixo:
Plug padrão E do Xbox 360 super slim
3 - É aconselhável ter noções de uso do multímetro;
4 - VOCÊ É O ÚNICO RESPONSÁVEL POR SEGUIR OU NÃO O QUE ESTÁ ESCRITO.

Como tudo quando vamos "fuçar" em eletrônica uma inspeção visual é importante, o primeiro ponto foram as cores, amarelo, vermelho e preto, exatamente do padrão ATX, o segundo ponto foi que na própria placa constava a informação mais importante, que era exatamente o que era cada fio:
Fonte do Xbox 360 super slim aberta

Abaixo outra visão da placa, já sem o chicote:
Fonte do Xbox 360 super slim aberta e sem chicote

O bom é a simplicidade do negócio, primeiro esqueça o fio cinza (não é branco, é cinza mesmo! rsense) / azul (ps_on), você não usará eles. Na realidade o cinza já está em curto com o terra (se lembra do multímetro?), o azul é um sinal, até deveria ser ligado, mas quanto menos coisa melhor.

A ligação ao ATX em si é simples:
Xbox -> ATX
Amarelo -> Amarelo
Preto -> Preto
Vermelho -> Lilás

Mas atenção, já vi fonte ATX com o 5VSB de cor diferente, então novamente o multímetro vem bem a calhar. Você deve estar se perguntando, porque não ligar o vermelho com vermelho, qual a diferença do 5V e do 5VSB, pois bem, o 5V só está energizado quando a fonte está ligado, já o 5VSB está SEMPRE energizado!

Por último, mas não menos importante, a fonte ATX só irá ligar se você fizer um jumper (um pedaço de fio ou um clipes de papel), entre o fio verde e o qualquer fio preto.

Abaixo o resultado final:
Ligando Xbox 360 super slim usando fonte ATX

Ligando Xbox 360 super slim usando fonte ATX

Ligando Xbox 360 super slim usando fonte ATX

Vale ressaltar que no meu caso, use um socket ATX de uma placa mãe velha para ficar mais apresentável, você pode cortar/emendar, o resultado prático é o mesmo.

Outro ponto importante, use uma fonte de qualidade! A primeira fonte que testei nem conseguiu ligar o console, bastou trocar por uma de qualidade e tudo funcionou.

Comente =)

Atenção: Todos os comentários são moderados, por isto não perca seu tempo postando bobagens ou spam.