Cinco principais frases de clientes e o que responder

Cinco principais frases de clientes e o que responder
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No cotidiano de freelancers ouvimos de tudo, infelizmente estamos expostos a isto. Na realidade isto acontece até com empresas, mas neste caso é mais fácil se desvencilhar. Abaixo relato cinco frases comuns e o que responder para os clientes em cada caso.

1 – Tenho vários trabalhos para você, então neste você cobra mais barato e nos próximos a gente acerta um preço melhor.

Está é clássica, o cliente chega botando banca, querendo um desconto por supostamente te dar o privilégio de trabalhar para alguém que te retornará vários jobs, acredite, isto dificilmente acontecerá.

Resposta a ser usada:
Infelizmente é inviável reduzir o meu valor, mas podemos fazer assim, neste eu cobro o valor total, nos próximos a gente pode tentar acertar um desconto se houver uma demanda considerável.

2 – Está muito caro, o meu amigo/sobrinho/conhecido/whatever cobrar menos da metade

Sobrinhos são a praga da plantação em TI, baixam uma apostila do apostilando e já acham que são profissionais gabaritados. O pior, as pessoas acreditam nisto, lembre-se, você não tem que se equiparar a um pseudo profissional.

Resposta a ser usada:
Agradeço pelo contato, mas é impossível realizar o job pelo valor que o outro “profissional” se prontificou a fazer.

3 – Olha, eu não entendo nada de programação/design, mas eu sei que é fácil fazer.

Você chega para um médico e diz que é fácil dar o diagnóstico? Não! Então não aceite este tipo de situação, se a pessoa chega assim, ela já está desvalorizando o seu trabalho, este provavelmente será um cliente problemático. Neste caso infelizmente não há uma resposta educada a dar, então vou dar duas alternativas:

Resposta a ser usada (modo soviético):
Como você pode dizer que algo é simples ou difícil sem ter o devido conhecimento técnico, isto por si só é uma afronta a minha pessoa enquanto profissional.
Resposta a ser usada (modo Zen):
Acredito que você deva procurar um profissional que compartilhe do raciocínio acerca da dificuldade de executar este trabalho, já que o meu difere do seu em muito.

4 – Você vai me cobrar por algo tão simples?

Diferente do item anterior, neste o “cliente” deixa claro que você não deve cobrá-lo, pois pelo entendimento dele é algo super simples se fazer. Claro, como dito anteriormente ele não tem know-how para avaliar, mas mesmo assim acha que deve desvalorizar o seu trabalho.

Resposta a ser usada:
Independente da complexidade do trabalho é o meu ofício, a menos que eu me ofereça para executá-lo sem custos, tenho que te cobrar por ele.

5 – Só vou te pagar depois que receber o trabalho completo!

Essa também é comum, o cara vem com a história de que já foi lesado por outros desenvolvedores, que não tem como confiar em você, “que isto que aquilo“. O fato é que realmente há muito sem vergonha na nossa área, mas isto não significa que você tenha que cair na mesma vala comum destes maus-caracteres.

Resposta a ser usada (se o cliente te procurou):
O risco realmente existe, mas partindo do princípio que você me procurou eu tenho mais direito de ficar desconfiado que você, se não aceita o meu modo de trabalho é melhor não fecharmos negócio então.

Resposta a ser usada (se você procurou o cliente):
Agradeço pelo retorno, mas neste caso não posso aceitar as condições.

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