10 dicas de como dizer não para clientes

10 dicas de como dizer não para clientes
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Para algumas pessoas é muito difícil dizer não, ainda mais se for cliente em potencial, contudo é necessário aprender a arte de dizer não. Você não deve aceitar projetos quando estiver muito ocupado, você precisa estabelecer critérios que digam o que é mais importante à se realizar naquele momento. Você não deve pegar qualquer trabalho e achar aquela “brecha” para encaixá-lo na sua sua agenda, acabando com aquele seu tempo livre que você usaria para se divertir ou apenas para ficar olhando para o teto.

Você não deve criar horas em um dia que tem apenas 24, muitos clientes que sabem que o seu trabalho é realmente bom, vão insistir para que você aceite executar o projeto, mas como dizer não se não há prazo para executá-lo? Se você tem dificuldades para falar não para o cliente, vou enumerar abaixo 10 itens que podem te ajudar:

1 – Defina prioridades
Você sabe as suas prioridades? Sabe no que está empenhado agora? Se surgir algum job no seu tempo livre você não precisa aceitá-lo apenas para agradar o cliente. Afinal de contas, você prefere trocar o seu tempo livre, uma viagem com a família ou com os amigos apenas para agradar o seu cliente? Neste caso você pode simplesmente explicar ao seu cliente que neste momento não há como executar o serviço, mas que em alguns dias haveria a possibilidade se conversar sobre este job.

2 – Valorize o seu tempo
Você precisa ter tempo para realizar as suas atividades particulares, isto implica em ter um cronograma com os seus jobs. Então, se você tem tudo programado não há porque estragar a sua organização apenas para atender um cliente ou resolver um problema que não é de sua alçada. Neste caso basta dizer que você está com a agenda muito cheia naquele momento, se ele puder esperar, diga quanto teria um tempo para analisar o caso dele.

3 – Sempre seja educado!
Mesmo dizendo não, continue sendo educado. Mesmo se negando a executar algum serviço ou a cobrir algum orçamento, faça de modo a não soar grosseiro ou que possa ferir o sentimento do seu cliente, acredite, uma entonação de voz diferente já pode ser o suficiente para um desastre acontecer. Vale ressaltar que você deve ser firme na sua decisão, mas usando o tato necessário para não criar um clima ruim.

4 – Pratique a arte do não
Se você estiver acostumado a dizer sim toda hora, vai ser complicado começar a falar não. Pior ainda quando você pegar um cliente persistente que mesmo ouvindo nãos, continua lhe pressionando, neste caso a tática é vencer pelo cansaço, mantenha-se no não até que o cliente desista. Com isso tudo vai chegar uma hora que o não vai soar bem natural para você, é só questão de “treinar”.

5 – Não se desculpe!
Você não fez nada de errado, então não há necessidade de pedir desculpas, além do que, passará a impressão de que você não está firma na sua decisão, também vai parecer que você não tem o direito de negar-se a executar um job. Resumindo, nada de pedir desculpas, basta ser firme (sem ser grosseiro) na hora do não.

6 – Evite ser sempre agradável
Como eu já disse, sempre seja educado, mas isso não significa ser o mister simpatia sempre, se você estiver ocupado diga que não está disponível e assim que for possíel entrará em contato, mesmo se o cliente disser que é coisa simples e etc, mantenha a sua posição com firmeza. É importante mostrar para o cliente que existe uma hierarquia de prioridades e que assim como ele não gostaria de estar esperando se estivesse sendo atendido o cliente atual também não quer isto.

7 – Rejeite as solicitações
Se você não tem condições de executar o trabalho naquele momento e o cliente não pode esperar, é melhor dizer “obrigado, vamos deixar para uma próxima então”. Acredite você não tem que pegar todos os serviços que chegam até você, isto é algo normal e até demonstra para o cliente que há uma consciência por parte do profissional do que é possível e do que não é possível de se fazer no tempo determinado.

8 – Aprenda a olhar para frente
Tente determinar a possibilidade de algum cliente atual lhe requisitar trabalhos, isso evita você dizer não para clientes atuais mesmo não tendo tempo para atendê-los, pois você vai entrar em contato antes (por algum motivo) e soltar que ultimamente está muito ocupado e não está aceitando jobs neste momento, com isto foi evitar de dizer não para um cliente atual.

9 – Primeiro ouça, depois diga não
Antes de tudo, aqui é necessário a sinceridade, bate a sua porta um projeto ótimo, mas no momento errado, você está atolado de trabalho e apesar do projeto ser fantástico você não tem cronograma para ele, neste caso o melhor a fazer é elogiar o projeto do cliente e declinar, dizendo que infelizmente não há como executá-lo neste momento apesar de quão fantástico ele é.

10 – Diga sim antes de dizer não
Você começa dizendo que sim ao projeto, mas ai levanta alguns itens nos quais você acredita que não é bom o suficiente, e isto te leva ao não para aquele projeto. Com isto você mostra ao cliente que tem interesse no projeto, mas não vai aceitá-lo porque não se acha capaz para o trabalho.



Viu como não é tão difícil dizer não? A questão chave é se acostumar com isto. Também é necessário aceitar o fato de que não se pode dizer sim a tudo e a todos toda hora.

Até a próxima!

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